Quinta edição do projeto audiovisual Revelando Brasis é aberta nesta segunda-feira

22/07/2013 - 16h26

Da Agência Brasil

Brasília – Moradores de municípios com até 20 mil habitantes podem participar da quinta edição do projeto Revelando os Brasis. Histórias reais ou inventadas serão selecionadas para a realização de curtas-metragens. Poderão participar do projeto pessoas acima de 18 anos e que tenham interesse em audiovisual. As inscrições começaram hoje (22) e encerram no dia 30 de setembro.

Ao todo, quatro mil municípios estão habilitados para o projeto Revelando os Brasis. Em entrevista à Agência Brasil a coordenadora do projeto e diretora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg, disse que o objetivo de limitar a participação às cidades com até 20 mil habitantes é “iniciar um processo de produção de filmes nas pequenas cidades brasileiras, porque a maioria não tem cinema e não tem equipamentos disponíveis”. Para ela, “o projeto atinge grande parte de brasileiros que tem pouca oportunidade de participar de cursos de audiovisual e produzir seus próprios vídeos”.

Segundo Beatriz os participantes não concorrem com municípios grandes, que têm facilidade de acesso a cursos e equipamentos. Ela acrescentou que a proposta é inserir “a linguagem de cinema para pessoas sem experiência”. A coordenadora do projeto disse, ainda, que essas pessoas não concorrem com municípios mais favoráveis ao audiovisual e, por isso, têm oportunidade de vivenciar e realizar a produção de um curta. É um estímulo para que mais pessoas contem as suas histórias e façam um vídeo”.

A coordenadora ressaltou que os temas dos curtas-metragens poderão ser reais ou inventados. Ela disse que tem recebido muitas histórias de personagens da cidade, de fatos históricos, lendas, casos locais, além de histórias simplesmente de ficção. Toda a produção do filme – autor, equipe e elenco - será formada por moradores das cidades e profissionais que vão operar os equipamentos.

O concurso tem cinco etapas: inscrição, seleção, oficinas, gravação de vídeos e circuitos de exibição. Os autores das 40 histórias selecionadas passarão 15 dias no Rio de Janeiro, para realizar um curso de produção audiovisual. Feito isso, eles retornarão à seus municípios para produzir o curta-metragem com até 15 minutos de duração.

O formulário de inscrição e o regulamento podem ser feitas visualizados pelo site http://www.revelandoosbrasis.com.br. A realização é do Instituto Marlin Azul, em parceria com o Canal Futura, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o apoio da TV Brasil.

Edição: Marcos Chagas

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil