Fiéis fazem vigília em Aparecida à espera do papa Francisco

23/07/2013 - 21h58


 

Marli Moreira
Enviada especial da Agência Brasil/EBC

Aparecida (São Paulo) – Durante todo o dia de hoje (23), foi intensa a movimentação de fiéis que chegavam de várias regiões do Brasil e do exterior para assistir amanhã (24) à missa celebrada pelo papa Francisco na basílica do Santuário de Nossa Senhora  Aparecida, a 180 quilômetros da capital. O templo foi fechado às 18h desta terça-feira, três horas antes do habitual, para que os agentes de segurança fizessem a última varredura para prevenir riscos para o pontífice, sua comitiva e os fiéis.

Muitos dos peregrinos pretendem passar a noite em vigília à espera da missa, marcada para as 10h30. Durante a vigília, artistas se revezarão em apresentações, entre eles, a cantora Elba Ramalho e os cantores Neguinho da Beija-Flor e Sérgio Reis, além do padre Antonio Maria e da irmã Kelly Patrícia.

Para monitorar a segurança, foi montada uma central de operações na torre da basílica. Na central, 78 câmeras de vídeo captam imagens dos principais pontos da cidade. Os eventos de Aparecida envolvem a participação de 5 mil integrantes das Forças Armadas, das polícias Militar, Federal e Civil e da Guarda Municipal, além de profissionais da concessionária NovaDutra.

De acordo com os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mais de 3 mil jornalistas brasileiros e estrangeiros estão credenciados para a cobertura de amanhã em Aparecida.

A expectativa, segundo a organização da JMJ, é que mais peregrinos cheguem entre a meia-noite e a madrugada de amanhã (24).

No último domingo (21), durante um dos ensaios, foi encontrado um objeto suspeito que, posteriormente, a Polícia Militar comprovou ser uma bomba de fabricação caseira, que foi desativada, sem representar ameaça às pessoas.

"Já fizemos vários ensaios e simulações de casos que exigiam providências, repetimos as ações por duas vezes hoje e estamos prontos para garantir a segurança nesta visita do papa", disse o general William Georges Abrahão, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve e Aeroviária.

A concessionária NovaDutra informou que a entrada principal de Aparecida, no km 71, será reservada para os carros de passeio e vans. Os ônibus terão acesso pelo km 74. Nas áreas ao redor do estacionamento do santuário, há espaço para 1,1 mil ônibus e 1,2 mil automóveis. E há locais um pouco mais distantes, mas que também dão acesso ao templo, que oferecem muitas vagas.

Edição: Nádia Franco

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil