Cruz de luz instalada ao lado do palco da JMJ em Copacabana é alimentada por energia solar

26/07/2013 - 18h25

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A cruz de luz instalada próximo ao altar, na Praia de Copacabana, zona sul do Rio, onde o papa Francisco participou ontem (25) da Festa da Acolhida e acompanha hoje (26) a encenação da Via Sacra, é iluminada por um sistema próprio de energia solar. Partindo do mesmo ideal sustentável, seis torres de painéis solares com totens para recarga de celulares também foram disponibilizadas no local do evento, a fim de atender aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A Cruz de luz é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente da Itália, com a colaboração do Fórum das Américas. Formada por 96 painéis solares fotovoltaicos (responsáveis por absorver a luz solar), a estrutura é fixa, com 8 metros de altura e 10 metros de largura. No centro, há um corte no formato de cruz.

De acordo com a assessoria da empresa italiana responsável pela construção da cruz, todo material usado na instalação serão reutilizados em outros eventos, ou reciclados. Os módulos fotovoltaicos, por exemplo, foram os mesmos usados na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), em junho de 2012.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil