Mortes por gripe A (H1N1) em São Paulo representam 70% dos casos do país

26/07/2013 - 18h12

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - As mortes por gripe A (H1N1) no estado de São Paulo somam 324 casos até o dia 16 de julho, segundo dados do Ministério da Saúde. O número representa quase 70% das mortes registradas neste ano em todo o país. Foram 466 óbitos ante 351 em 2012. O estado também concentra o maior número de casos graves da doença, com 1.611 notificações. No Brasil, foram 2.453 casos.

Em São Paulo, a capital paulista lidera o total de mortes pelo vírus Influenza A (H1N1), com 72 registros, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. As outras cidades que mais apresentaram casos foram São José dos Campos, Campinas, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Jundiaí e Sorocaba.

A secretaria destaca que 71% das pessoas que morreram tinha alguma doença associada (comorbidade), como hipertensão ou diabetes, ou eram gestantes. Além disso, entre as mortes, 89% dos pacientes não estavam vacinados contra a gripe.

O ministério informou que foram imunizadas mais de 36 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de risco da doença, que inclui crianças menores de 2 anos, pessoas com mais de 60 anos e gestantes. Além disso, o órgão está reforçando a distribuição do remédio oseltamivir (conhecido pelo nome comercial Tamiflu) para as secretarias de Saúde.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil