Pai de Edward Snowden pede que ele fique na Rússia

31/07/2013 - 11h43

Agência Lusa

Moscou - Lon Snowden, pai de Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem envolvendo agências norte-americanas e cidadãos dos Estados Unidos e estrangeiros, recomendou que o filho fique na Rússia. O ex-técnico que prestava serviços para uma empresa pediu asilo temporário às autoridades russas. Desde 23 de junho, Edward Snowden está em uma área de trânsito do aeroporto de Moscou.

“Ed, está tudo bem conosco, nós te amamos e esperamos que nos possamos ver em breve. Mas, primeiro, quero que esteja em segurança”, disse Lon Snowden, em mensagem enviada ao filho pela emissora de televisão russa Rossia 24.

“Se estivesse no seu lugar [filho], estaria grato pelas ofertas da Venezuela, do Equador e da Bolívia, mas vimos o que se passou recentemente com o avião do presidente [boliviano] Evo Morales”, disse Lon Snowden, referindo-se ao episódio, ocorrido no mês passado, em que o avião de Morales foi impedido de sobrevoar [o espaço aéreo] e aterrissar [nos aerportos] da Itália, de Portugal, da França e da Espanha.

A proibição foi causada pela suspeita de Snowden estar escondido no avião presidencial. Por causa disso, Morales teve de fazer uma escala de 13 horas em Viena, na Áustria, na rota que vinha de Moscou. “Penso que a Rússia tem a firme intenção e a possibilidade de proteger meu filho. Se estivesse no lugar dele, ficaria na Rússia”, disse.

As denúncias de Snowden causaram reações em vários países. No Brasil, as autoridades pediram informações aos Estados Unidos e criaram uma comissão que irá analisar a questão envolvendo a preservação e o sigilo dos dados de cidadãos na internet.