Projeto que destaca contribuição de Ariano Suassuna para cultura brasileira chega ao Rio

03/08/2013 - 15h16

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O público poderá conhecer, a partir de hoje (3), o projeto Ariano Suassuna – Arte como Missão, que, depois de passar por Brasília e Fortaleza, terá sua versão carioca exibida até o próximo dia 18. O projeto, que será levado também a mais quatro capitais – Recife, Salvador, Curitiba e São Paulo – tem como foco ressaltar a contribuição à cultura brasileira do romancista, dramaturgo, ensaísta e poeta paraibano, de 86 anos de idade e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Ariano Suassuna é autor de peças teatrais como O Auto da Compadecida – encenada várias vezes no teatro e adaptada para a TV e o cinema por Guel Arraes –, do romance A Pedra do Reino (também levado à televisão, por Luiz Fernando Carvalho), e de várias outras obras.

Tendo sempre como protagonista a cultura popular brasileira, em especial a nordestina, Ariano Suassuna construiu uma obra de alcance universal, já traduzida para sete idiomas. “Ele é o principal escritor em atividade no país, pela contribuição do conjunto de sua obra à literatura e à cultura brasileiras”, destaca o produtor cultural Elias Sabbag, um dos idealizadores do projeto, juntamente com Marcos Azevedo.

Além de uma aula-espetáculo com Ariano Suassuna neste sábado, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, centro da cidade, o projeto abrange um ciclo de filmes, neste fim de semana, e uma exposição inédita de fotos de Alexandre Nóbrega, que será aberta no domingo (4) e termina no dia 18. Esses dois eventos, também com entrada franca, ocorrem na Caixa Cultural, no centro do Rio.   

A mostra de cinema reúne oito títulos nas categorias ficção e documentário. A lista vai desde O Auto da Compadecida, dirigido por Guel Arraes, e o documentário O Sertãomundo de Suassuna, de Douglas Machado, até produções adaptadas originalmente para a televisão, como A Pedra do Reino, A Farsa da Boa Preguiça e O Santo e a Porca.

A exposição fotográfica é fruto da convivência do artista plástico e fotógrafo Alexandre Nóbrega com o escritor, em viagens pelo Brasil. São imagens que revelam momentos descontraídos, como o escritor lendo um livro, deitado no saguão de um aeroporto à espera de um voo atrasado, descansando em sua casa no Recife ou em andanças pelo interior nordestino.

O público pode visitar a mostra de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no centro do Rio.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil