Conab reduz em 10% estimativa de produção de laranja em São Paulo na safra 2013/2014

08/08/2013 - 15h00

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A estimativa de produção de laranja em São Paulo, estado responsável por 70% da safra nacional da fruta, caiu cerca de 10%, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo estimativa divulgada hoje (8), o estado terá produção comercial para o ano-safra 2013/2014 de 296,8 milhões de caixas de 40,8 quilos (kg). Desse total, 14,7 milhões de caixas poderão ter perdas ou ser de pouca expressão econômica. A previsão divulgada em maio era produção de 327,8 milhões de caixas de 40,8 kg da fruta.

Segundo o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, problemas climáticos levaram à redução da produção. “Aspectos climáticos ocorreram desde o início da floração no ano passado e problemas de manejo, em função de desestímulo, tendo em vista que os preços estão muito baixos Há uma tendência de estabilizar o preço no patamar em que está”, disse.

Porto também informou que, nesta semana, os produtores de laranja, que arremataram leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), começaram a receber os pagamentos da subvenção concedida pela Conab. As operações haviam sido suspensas após denúncias de fraude em leilão realizado no início deste ano.

Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, foi iniciado o pagamento para os casos em que não houve fraude, e o objetivo é concluir a análise dos outros casos rapidamente.

O presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antônio dos Santos, disse que, até o final do mês, valores entre 70% e 80% do que falta serão pagos aos produtores.

Santos defendeu a definição de preço mínimo para o setor, melhores condições de crédito e mais leilões da Conab.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil