Ministério da Agricultura vigiará fronteira para evitar entrada de produtos contaminados

08/08/2013 - 17h55

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vigiará as fronteiras, os portos e aeroportos do país para impedir a entrada da proteína concentrada de soro de leite da Fonterra. A empresa neozelandesa enviou comunicado às autoridades brasileiras, por meio da Embaixada da Nova Zelândia, declarando que três lotes do produto foram contaminados com a bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo, mas não foram enviados ao Brasil. Ainda assim, o ministério adotou medidas preventivas e avisou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando uma ação conjunta.

Além de ter orientado fiscais a devolver produtos fabricados a partir de maio de 2012 pela unidade da Fonterra na cidade de Hautapur, Nova Zelândia, o órgão rastreou as importações de produtos lácteos do Brasil a partir dessa data. De acordo com o ministério, não foi registrado ingresso dos itens sob suspeita.

O Ministério da Agricultura também suspendeu a habilitação do fabricante no Brasil. De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, a permissão de exportar para o Brasil só voltará a valer após as autoridades sanitárias da Nova Zelândia comprovarem o restabelecimento da segurança alimentar dos produtos. A proteína concentrada de soro de leite é uma matéria-prima comumente usada em produtos como bebidas lácteas, iogurtes, fórmulas infantis e bebidas para atletas.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil