ONU inspeciona armamento não declarado norte-coreano retido no Panamá

13/08/2013 - 9h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) estão no Panamá para inspecionar o armamento não declarado de um navio norte-coreano, retido no país há 27 dias. O navio, com 35 tripulantes, vinha de Cuba e seguia para a Coreia do Norte quando passou pelo Canal do Panamá e descobriu-se que transportava armamentos.

Em comunicado, o Ministério da Segurança Pública do Panamá informou que não vai divulgar informações sobre o trabalho de perícia a pedido dos especialistas. Os peritos vão inspecionar 25 contêineres com equipamentos bélicos, armazenados sob 200 mil sacos de açúcar no navio.

A embarcação está desde 10 de julho em um local denominado “estratégico” pelo diretor do Serviço Nacional Aeronaval do Panamá, Belsio González. Os peritos da ONU vão verificar se houve violação das resoluções do Conselho de Segurança da entidade sobre a proibição da Coreia do Norte de importar ou exportar armas.

Segundo autoridades de Cuba, o armamento era obsoleto e seguia para a Coreia do Norte para reparos. As autoridades panamenhas informam que nos contêineres do navio foram encontradas peças de aviões-caça MIG-21 Bis, sistemas de mísseis antiaéreos, granadas, foguetes de curto alcance, munições, mísseis em peças do tipo SA2 e SA3 e veículos de comando e controle de mísseis.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //  Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil