Egito apela para que EUA evitem suspensão de repasses financeiros

21/08/2013 - 8h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro interino do Egito, Hazem Beblawi, disse que o governo dos Estados Unidos cometerá um erro se suspender a ajuda financeira anual, no valor de US$ 1,3 bilhão, destinada à área militar. Além do apoio para o setor militar, os Estados Unidos repassam US$ 250 milhões.

A possibilidade de suspensão dos repasses é avaliada pelas autoridades norte-americanas desde o agravamento da crise no Egito, com a morte de 750 pessoas em três dias de confrontos entre manifestantes e policiais.

“[A suspensão do repasse] seria um mau sinal e afetaria o Exército durante um determinado tempo", ressaltou Hazem Beblawi. “Não vamos esquecer que o Egito viveu [apenas] com o apoio militar da Rússia e sobreviveu. Não é o fim do mundo e podemos viver em circunstâncias diferentes", disse.

O Egito é um dos principais aliados dos Estados Unidos entre os países muçulmanos. Por enquanto, o governo norte-americano mantém o suporte financeiro ao Egito. Mas, ontem (20), o presidente norte-americano, Barack Obama, reuniu-se com assessores para analisar especificamente a situação do Egito.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que Obama fará nova reunião com o Conselho de Segurança Nacional para avaliar o agravamento da situação no Egito.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto