ONU quer reunião de urgência para discutir agravamento da crise na Síria

23/08/2013 - 11h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O emissário da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi, disse hoje (23) ser urgente a convocação de uma reunião com os mediadores internacionais sobre o agravamento da situação no país. Brahimi, que está em Genebra, na Suíça, quer se reunir com representantes da ONU e dos governos da Rússia, dos Estados Unidos e da Síria – situação e oposição.

A reação ocorre no momento em que o mundo critica o possível uso de armas químicas contra civis nos arredores de Damasco, capital síria. Segundo organizações não governamentais, mais de 1,3 mil pessoas morreram em decorrência dos ataques, inclusive crianças e mulheres.

Brahimi trabalha com uma equipe que, até a chegada a Genebra, estava no Cairo, no Egito. A previsão é que o grupo de mediadores, formado pelas delegações dos Estados Unidos e da Rússia, reúnam-se no próximo dia 28, em Haia, na Holanda. A ideia é buscar meios para negociar a paz na Síria.

Desde o início dos confrontos na Síria, em março de 2011, morreram mais de 100 mil pessoas e aproximadamente 7 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária de emergência, de acordo com balanço da ONU. Os confrontos foram deflagrados pela disputa política entre a oposição e o  presidente Bashar Al Assad que, embora pressionado a deixar o poder, resiste em abrir mão do governo.
 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Denise Griesinger