Estados Unidos devem divulgar nesta semana relatório sobre uso de armas químicas na Síria

27/08/2013 - 20h52

Da Agência Lusa

 

Washington – Os Estados Unidos vão divulgar até o fim desta semana um relatório dos serviços de informação que provam o uso de armas químicas pelo regime sírio, informou hoje (27) a Casa Branca, sede do governo norte-americano. “Penso que podem esperar receber [o relatório] esta semana”, disse o porta-voz Jay Carney a jornalistas.

De acordo com Carney, o presidente Barack Obama ainda está refletindo sobre qual será a reação ao ataque químico a civis cometido, segundo o governo americano, pelo regime sírio no último dia 21 de agosto nos arredores de Damasco.

Fontes médicas que estavam no local, citadas pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização não governamental (ONG) da oposição, com sede em Londres, mais de 300 pessoas morreram no ataque.

Para Jay Carney, não existem dúvidas sobre a responsabilidade do regime do presidente Bashar Al Assad. “Não deve existir qualquer dúvida para quem acompanha [a situação na Síria] de forma racional, de que o regime sírio é responsável pelo uso de armas químicas arredores de Damasco”, disse ele.

Sobre uma possível reação dos Estados Unidos e dos países aliados, o porta-voz da Casa Branca preferiu não se aprofundar o assunto. Ele disse, no entanto, que “as possibilidades que estão em consideração não são destinadas a derrubar o regime” de Assad, contestado desde março de 2011. Trata-se “de uma reação a uma violação clara e evidente de uma norma internacional que proíbe o uso de armas químicas”, explicou Carney.