Seminário vai mostrar inovações do Simples Nacional

27/08/2013 - 14h52

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Começou hoje (27), em Brasília, a quinta edição do Seminário do Simples Nacional. O objetivo é capacitar a administração pública municipal, estadual, distrital e federal para proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo.

O encontro, que ocorre até sexta-feira (30), é voltado para a formação de multiplicadores, capacitação e reciclagem de servidores da Receita Federal e das administrações tributárias sobre o impacto na arrecadação, alterações da legislação, atendimento ao contribuinte e inovações tecnológicas referentes ao Simples Nacional.

A finalidade é disseminar informações, por meio das micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais, para que exerçam suas atividades com mais conhecimento dos sistemas e normas que regem o Simples Nacional.

Segundo o secretário executivo do Simples Nacional, Silas Santiago, o encontro servirá também para a troca de conhecimento entre contadores e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O secretário também informou que os sistemas informatizados usados pelo Simples Nacional estão integrados e o que falta é a versão definitiva do aplicativo usado para a fiscalização. O programa está em fase de teste e, a partir de setembro, será estendido a todos municípios do Brasil.

“Era o que faltava para que esse grande sistema, que é o Simples Nacional, chegasse a todos os lugares do país. Com ele, o responsável pela fiscalização apenas precisará ir ao portal do Simples Nacional e com o certificado digital, fazer os lançamentos e os dados cairão automaticamente nos sistemas centralizados do Simples Nacional”, destacou.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil