Apesar de manifestações, Planalto mantém modelo de desfile do 7 de Setembro

30/08/2013 - 20h53

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apesar das manifestações que estão sendo organizadas nas redes sociais para o dia 7 de Setembro, o desfile cívico do Dia da Independência na capital federal seguirá o modelo dos anos anteriores, com escolas, bandas e grupamentos militares. A informação foi divulgada hoje (30) pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.

A programação deste ano prevê o início das atividades para as 9h. A apresentação dos cerca de 1.850 militares das Forças Armadas, dos carros de combate, blindados e aviões deve começar tão logo a presidenta Dilma Rousseff chegue ao palanque. Após o percurso de 2 quilômetros, o desfile será encerrado por volta das 10h30, como nos anos anteriores.

A Secretaria de Comunicação não confirma se haverá redução de tempo no evento deste ano, como uma possível medida para aumentar a segurança.

O desfile não terá, porém, a tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em função da substituição dos aviões T-27 (Tucano) pelo A-29 (Super Tucano). Os pilotos que integram o Esquadrão de Demonstração Aérea estão em treinamento devido à troca do modelo de aeronave.

Os gastos com a logística do evento, sob responsabilidade do Ministério da Defesa, foram estimados em R$ 890 mil. A estrutura montada para o desfile dispõe de 24 mil lugares nas arquibancadas, tablados especiais e tribunas, sistema de sonorização e telões, banheiros químicos e outros equipamentos de apoio.Também está prevista a instalação de pontos de distribuição de água e de postos de saúde e de atendimento a crianças e outras estruturas de serviços.

Mais de 20 entidades e órgãos, entre militares e civis participarão do evento. Amanhã (30), militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica farão treinamento para o desfile na Esplanada dos Ministérios para definir detalhes de segurança.

A programação da festa da Independência inclui um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália, às 16h no Estádio Mané Garrincha. O Concerto da Independência, com a apresentação do cantor e compositor Toquinho e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional marcará o final das comemorações, às18h30.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil