Camex discutirá lista de produtos com alíquota de importação elevada

02/09/2013 - 19h37

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho, disse hoje (2) que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) discutirá em sua próxima reunião a continuidade da lista de 100 produtos que tiveram a alíquota de importação elevada. No início do mês, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a lista atual não seria renovada. No entanto, Godinho indicou a possibilidade de aplicação de tarifas elevadas a produtos ausentes na lista.

“Mantega se referiu à atual lista de 100 produtos. Esse tema será objeto de análise. Como é decisão colegiada, até que a Camex decida, nós não temos encaminhamento para o tema”, declarou o secretário, durante coletiva de imprensa para comentar os resultados da balança comercial de agosto. A reunião acontecerá na semana que vem.

Quando anunciou a decisão de não renovar a lista atual, em vigor até 1° de outubro, Mantega disse que o câmbio valorizado constituía uma proteção natural para a indústria brasileira e que a redução nas alíquotas de importação baratearia os insumos para a indústria. Guido Mantega informou ainda ter debatido o tema com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil