Integrantes do Black Bloc são autuados por crime de formação de quadrilha

04/09/2013 - 15h44

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Polícia Civil do Rio indiciou cinco integrantes do grupo Black Bloc pelo crime de formação de quadrilha armada e incitação à violência. Os agentes prenderam três adultos e dois menores em flagrante, durante a operação que começou na madrugada de hoje (4), após a emissão de seis mandados de busca e apreensão. Os nomes os acusados não foram revelados. Foram encontrados uma faca e um artefato com pregos na ponta,  conhecido pela polícia como jacaré ou ouriço.

A chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, explicou que os presos admitiram ter participado das manifestações de rua a partir de junho, e que administravam a página do Black Bloc nas redes sociais, onde outros membros eram convocados a manufaturar, cada um, dez jacarés. “Então, na verdade, se multiplicaria esse instrumento típico de ladrões de carga. A finalidade dele é ferir [uma pessoa] ou parar um veículo”, comentou ela. “O crime de quadrilha armada é inafiançável. Eles sairão da Polícia Civil presos em flagrante”, completou a delegada. Todos os presos pertencem a famílias de classe média.

O sexto mandado de busca e apreensão não foi feito, pois o dono da casa está na Bolívia. Um dos três maiores de idade presos foi autuado por pedofilia, pois foram encontrados fotos e vídeos adultos com menores de idade.

A delegada disse que a investigação continua, e corre sob segredo de Justiça. “O flagrante será encaminhado ao Poder Judiciário e no decorrer da semana a polícia vai analisar o material apreendido hoje. Essa investigação, que hoje chegou aos administradores [da página do Black Bloc no Facebook], sofrerá ramificações e continuaremos a investigar essas pessoas”, explicou Martha Rocha.

 

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil