Famílias que ocupam terreno da União protestam na zona sul de São Paulo

06/09/2013 - 17h13

Elaine Patrícia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Famílias que ocupam um terreno da União na zona sul da capital paulista desde o último dia 23 fazem, neste momento, uma caminhada pela Avenida Morumbi com destino à sede da Agência Brasileira de Inovação (Finep) - antiga Financiadora de Estudos e Projetos - na Marginal Pinheiros.

Segundo Guilherme Boulos, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a agência é proprietária do terreno, localizado na Rua Silveira Sampaio, ao lado da Favela Paraisópolis.

O objetivo dos manifestantes é fechar a Marginal Pinheiros e tentar abrir um canal de negociação com a Finep. Os sem-teto seguem em passeata com apitos e fecham um dos sentidos da Avenida Morumbi, no sentido da ponte de mesmo nome. Na outra pista, o fluxo é normal.

Na última sexta-feira (30), as famílias já haviam feito uma manifestação e fecharam a Avenida Giovanni Gronchi. “Na semana passada, fomos recebidos pelo secretário municipal de Habitação, mas precisamos abrir negociação com o governo federal, que é o proprietário da área, em particular a Finep, que é a empresa proprietária”, disse Boulos.

De acordo com Boulos, as mais de 800 famílias que ocupam o terreno reivindicam que a área seja utilizada para habitação de interesse social pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. “Esse terreno tem 10 mil metros quadrados e está inutilizado há mais de 15 anos. E não há nenhum projeto para ele por parte da Finep”, disse Boulos.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil