Mais dois estados do Nordeste obtêm status de áreas livres de aftosa com vacinação

06/09/2013 - 19h41

Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, assinou hoje (6) instruções normativas reconhecendo Alagoas e Rio Grande do Norte como áreas livres da febre aftosa com vacinação. Os estados eram os últimos de um grupo de sete para os quais o órgão havia anunciado que concederia o status. Ao longo da semana, Andrade havia assinado documentos atestando a segurança sanitária do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí.

No início de agosto, o Ministério da Agricultura reconheceu o norte do Pará como zona livre da doença. A partir de agora, o estado passou a ser considerado seguro em sua totalidade, já que somente o centro-sul do estado era reconhecido como livre de risco. Agora, 24 estados têm o status sanitário favorável. Deles, Santa Catarina é o único livre de aftosa sem necessidade de vacinação, desde 2007.

Após o atestado do Ministério da Agricultura, o próximo passo é buscar o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que dá o aval internacional às novas áreas. A solicitação será feita em outubro e a expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio do ano que vem.

O objetivo do Brasil é obter da entidade o status de país livre da doença até 2015. Para isso, é preciso esforço para imunizar os rebanhos bovinos do Amapá, de Roraima e de parte do Amazonas. As três áreas ainda são consideradas de alto risco.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil