Ministério da Justiça prorroga atuação da Força Nacional em Alagoas

09/09/2013 - 15h43

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília – Os policiais da Força Nacional que atuam em Alagoas vão permanecer por mais 90 dias no estado, ajudando as forças locais a fazer o patrulhamento ostensivo e manter a segurança pública da capital, Maceió, e das cidades mais violentas do estado. Esta é a sexta vez que, a pedido do governo alagoano, o Ministério da Justiça prorroga o prazo de permanência dos policiais no estado desde abril de 2012.

A nova prorrogação consta da Portaria Ministerial 2.963, publicada no Diário Oficial da União de hoje (9). Como em todas as ações de que a Força Nacional toma parte, o Ministério da Justiça não divulgou o número de policiais envolvidos. A portaria ministerial, no entanto, esclarece que a Força atuará apoiando os órgãos de segurança pública estaduais envolvidos na Operação Jaraguá, deflagrada em março de 2011, segundo a Polícia Militar de Alagoas.

A assessoria do Ministério da Justiça informou à Agência Brasil que o número de homicídios em Alagoas começou a baixar 90 dias após a chegada da Força Nacional e à implantação do programa federal Brasil Mais Seguro no estado.

Segundo o ministério, a Força Nacional já havia atuado em Alagoas durante o ano de 2008, quando prestou auxílio na transferência de presos e no combate ao tráfico de drogas, porte ilegal de armas e uso de celulares nos presídios, contribuindo, ainda de acordo com o ministério, para que o número de homicídios diminuísse cerca de 33%.

Edição: Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil