Obama: oferta russa para que Síria entregue arsenal químico é avanço para evitar ataques

09/09/2013 - 23h56

Da Telam

Washington – O presidente norte-americano Barack Obama disse nesta segunda-feira (9) que a proposta russa para que o governo sírio entregue seu arsenal de armas químicas para o controle internacional é um “resultado potencialmente positivo” e um avanço para se evitar um ataque militar à Síria.

Obama declarou que seu governo levará a sério a inciativa da Rússia, porém se mostrou cético quanto aos resultados de um acordo, pois os Estados Unidos pedem que a Síria entregue suas armas químicas há anos, o que até agora não ocorreu.

“Certamente é um resultado positivo quando os russos e os sírios dão gestos sobre entregar armas químicas. É o que estamos pedindo nos últimos anos, porque as armas químicas implicam uma ameaça significativa”, disse Obama.

Sobre o tema, Obama disse que poderia se evitar uma intervenção militar na Síria, embora tenha advertido que não quer que este seja um plano para “uma manobra para ganhar tempo e baixar a pressão que temos mantido até agora”.

O presidente norte-americano dirigiu-se ao presidente sírio Bashar Al Assad dizendo para que ele não use armas químicas e que controle seu arsenal e que será necessário ir além do que tem feito para dar à comunidade internacional garantias de que essas armas não serão utilizadas no futuro. “Assad não tem muita capacidade de responder. [Ele] não tem meios críveis para ameaçar os Estados Unidos” pois “não representa uma ameaça muito diferente das que já enfrentamos no mundo”, disse Obama em referência às ameaças que Al Assad fez às embaixadas americanas na região.