Fumaça de incêndio em armazém de fertilizantes leva moradores a deixar município catarinense

25/09/2013 - 14h51

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Bombeiros e equipes técnicas trabalham para controlar um incêndio em uma fábrica de fertilizantes no município de São Francisco do Sul (SC), após uma explosão, por volta das 23h de ontem (24), em uma carga de nitrato de amônio. Segundo a Defesa Civil, a divulgação de que a fumaça gerada pelo incêndio é tóxica criou grande pânico, e parte da população, de 42 mil habitantes, correu para deixar a cidade do litoral norte de Santa Catarina.

A Defesa Civil informou que o nitrato de amônio é uma substância oxidante e não tóxica. O órgão orienta a população a evitar o contato com a fumaça porque ela pode causar irritação na pele, mucosas, sistema respiratório e olhos. Mais de 400 pessoas que residem próximo ao local da explosão foram encaminhadas a abrigos. Cerca de 150 pessoas, entre bombeiros e pessoal de apoio, trabalham na operação neste momento. Seis caminhões-tanque estão sendo utilizados.

A Rodovia BR-280, que leva ao município, foi bloqueada para a população em geral. Técnicos de Paranaguá (PR), Brasília e São Paulo estão se deslocando para o local para uma operação destinada a controlar os riscos de uma nova explosão espontânea. Cerca de 10 mil toneladas de fertilizantes estão armazenadas no local.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos bombeiros e pela Defesa Civil é o vento que leva a fumaça a distâncias maiores. Nesses casos, a Defesa Civil recomenda que as pessoas fiquem em local fechado.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil