Presidente da China cobra resgate de 74 vítimas do Tufão Wutip

30/09/2013 - 11h53

 Da Xinhua

Brasília - O presidente da China, Xi Jinping exigiu hoje (30) esforço de resgate total depois que o Tufão Wutip afundou barcos de pesca perto das Ilhas Xisha, ontem (29) deixando 74 pessoas desaparecidas.

Em uma instrução especial dada após o incidente, Jinping pediu que as autoridades locais façam o possível para encontrar os desaparecidos. O presidente também ordenou que as forças armadas e os departamentos do governo central ajudem no resgate.

O primeiro-ministro Li Keqiang fez apelo semelhante. Ele também pediu às autoridades locais para garantir a segurança do pessoal de resgate.

Esforços devem ser feitos para investigar os riscos de segurança em potencial causados pelo Wutip, como realocar a população potencialmente ameaçada pelo Tufão e ajudar barcos de pesca a voltar à terra firme em segurança.

Um total de 74 pessoas foram confirmadas desaparecidas, após naufrágios de três barcos de pesca , de acordo com o centro de resgate de Hainan (próximo às ilhas). No total foram atingidos pelo Tufão Wutip cinco barcos de pesca do Sul da China, na província de Guangdong, com um total de 171 pessoas a bordo.

Os barcos desapareceram na tarde de ontem quando tentavam navegar em meio a vendavais perto das Ilhas Xisha. A partir do meio-dia desta segunda-feira (horário local, 1h da manhã em Brasília), socorristas encontraram 14 sobreviventes, disseram as fontes.