USP pede reintegração de posse de reitoria ocupada por alunos

03/10/2013 - 14h50

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) entrou na Justiça com pedido de reintegração de posse do prédio da reitoria, ocupado por estudantes desde terça-feira (1º). O pedido foi entregue na tarde de ontem (2) na 12ª Vara da Fazenda de São Paulo e encaminhado para a juíza Paula Micheletto Cometti.

Os estudantes, que estão em greve, reivindicam eleições diretas para reitor, com votação paritária entre as três categorias (alunos, funcionários e professores) e o fim da lista tríplice de candidatos ao cargo. Atualmente, o reitor é o mais votado dos três candidatos dessa lista.

De acordo com os estudantes, pelo atual modelo de eleições, menos de 1% da comunidade universitária participa da escolha do reitor. Segundo a USP, porém, o próximo reitor será escolhido por uma assembleia constituída por membros do Conselho Universitário, dos conselhos centrais, das congregações das unidades e dos conselhos deliberativos dos museus e institutos especializados, que correspondem a mais de 2 mil representantes da comunidade universitária.

Ontem, o Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) manifestou, por meio de nota, apoio à greve e à ocupação da reitoria pelos alunos. A ocupação de terça-feira ocorreu após uma reunião do Conselho Universitário, em que professores, funcionários e estudantes entregaram uma proposta de eleição direta. Como a sugestão foi derrotada, os alunos decidiram ocupar o prédio. Eles disseram que  permanecerão na reitoria até que as reivindicações sejam atendidas.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil