Manifestantes protestam em Paris e Londres contra prisão de ativistas do Greenpeace

05/10/2013 - 20h00

Da Agência Brasil*

Brasília – As cidades de Paris e Londres foram palco, neste sábado (5), de protestos contra a prisão de 30 ativistas do Greenpeace na Rússia. Centenas de pessoas reuniram-se nas duas capitais europeias pedindo a libertação dos ativistas, presos no dia 18 de setembro, em uma ação contra a exploração petrolífera no Ártico. Entre os detidos, está a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, de 31 anos.

Na capital francesa, cerca de 300 pessoas se reuniram na Praça da República e estenderam uma grande bandeira em um monumento da localidade com os dizeres “Libertem os defensores do clima”. Outra faixa, com 200 metros de comprimento, mostrava a frase “O clima em perigo, os defensores na prisão."

Em Londres, cerca de 800 pessoas, de acordo com a polícia local, protestaram em frente à Embaixada da Rússia. Os manifestantes vestiam camisetas e mostravam cartazes exigindo a libertação dos ativistas presos. A prisão dos ativistas também gerou protesto em São Paulo.

De acordo com o Greenpeace, 140 cidades em 40 países promoveram hoje manifestações de protesto. A organização conta com o apoio de embaixadas de vários países, uma vez que há ativistas de 17 nacionalidades diferentes detidos na Rússia.

* Com informações da Agência Lusa
Edição: Nádia Franco