Bolívia prepara para dezembro lançamento de satélite

07/10/2013 - 17h22

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Bolívia prepara para a segunda quinzena de dezembro o lançamento de um satélite ao espaço. O diretor da Agência Boliviana Espacial, Iván Zambrana, disse que já começou a contagem regressiva para o lançamento do Túpac Katari. Segundo ele, o satélite permitirá ampliar a cobertura de internet, telefonia móvel e televisão, principalmente na área rural.

O projeto Túpac Katari engloba um satélite de comunicações que começou a ser construído no final de 2012, com investimentos de cerca de US$ 300 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da China e recursos da Bolívia. O satélite pesa 5,2 mil quilos.

“Já estamos em contagem regressiva: faltam 74 dias para que a Bolívia chegue ao espaço. É um grande passo para o país e nos vai trazer muitos benefícios”, disse Zambrana.

De acordo com o diretor, na instalação das bases terrestres deverão ser aplicados aproximadamente US$ 270 milhões. Na base terrestre de Amachuma (El Alto), os equipamentos terão um alcance de 70%, segundo ele.

A Base de La Guardia (Santa Cruz), de acordo com Zambrana, deverá ter os equipamentos instalados em breve, pois já foram concluídas as avaliações técnicas. A instalação de equipamentos deve terminar na segunda quinzena de novembro.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI // Edição: Juliana Andrade