Premiê canadense manifesta preocupação com denúncias de espionagem ao Brasil

08/10/2013 - 16h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, disse hoje (8) que está “muito preocupado” com as denúncias sobre possível espionagem da agência de inteligência canadense ao Ministério de Minas e Energia do Brasil. Segundo Harper, as autoridades canadenses estão dispostas a colaborar com o Brasil. Embora tenha demonstrado boa vontade em cooperar com o Brasil, o premiê não confirmou se o governo canadense encaminhará as informações pedidas pelas autoridades brasileiras.

A reação de Harper ocorre no momento em que o embaixador do Canadá, Jamal Khokhar, é convocado pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado para prestar esclarecimentos sobre as suspeitas de espionagem. Harper ressaltou que o governo canadense está empenhado em manter a comunicação com o Brasil. As denúncias envolvendos os dois países acabam englobando também contatos com cidadãos dos Estados Unidos, do Reino Unido, Austrália e da Nova Zelândia.

Ao se referir à disposição das autoridades canadenses, Harper usou a expressão "estender a mão" aos colegas brasileiros. O premiê do Canadá mencionou o assunto em entrevista coletiva concedida durante a Cúpula Ásia-Pacífico, em Bali, na Indonésia.

De acordo com denúncias veiculadas na imprensa, o Canadá espionou o Ministério de Minas e Energia do Brasil. A informação é baseada em documentos vazados pelo ex-analista de informática Edward Snowden, que indicam que agentes do Centro da Segurança nas Telecomunicações do Canadá monitoraram as comunicações do ministério.

No Canadá, autoridades do Communications Security Establishment disseram que a agência não comenta atividades envolvendo ações de inteligência e estrangeiros. Na entrevista coletiva, Harper reiterou que o governo fará o "acompanhamento adequado" do assunto.

*Com informações da CBC, emissora pública de televisão do Canadá

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil