Erro na Usina Nuclear de Fukushima contamina seis pessoas

09/10/2013 - 10h54

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um erro na manipulação de equipamentos na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, contaminou seis pessoas. O erro gerou o vazamento de água contaminada por radioatividade. É o quarto erro cometido em uma semana durante operações destinadas a descontaminar a usina.

A companhia que administra Fukushima, a Tokyo Eletric Power Company (Tepco), confirmou o vazamento de água com elevados índices radioativos. Especialistas estimam que alguns dos atingidos tenham ingerido a água contaminada.

Em março de 2011, um terremoto seguido de tsunami atingiu o Japão, causando explosões e vazamentos na região da usina. Áreas inteiras foram esvaziadas, os produtos da região proibidos para comercialização e o governo manteve o alerta. Recentemente, houve informações sobre o vazamento de água contaminada para o oceano.

Na época do tsunami e do terremoto, ocorreu a paralisação do sistema de resfriamento dos reatores, fazendo com que três deles derretessem. Atualmente, o maior desafio da Tepco é armazenar a grande quantidade de água utilizada para resfriar os reatores.

Há um plano do governo japonês para descontaminar a área em torno da usina, que se baseia em levantar uma parede de terra congelada em volta dos reatores para fazer o resfriamento. O objetivo é  prevenir que água contendo material radioativo, que continuará a ser utilizada para resfriar dutos de combustível nuclear, entre em contato com o lençol freático. Segundo autoridades japonesas, os sistemas de tratamento de água também serão modernizados para evitar o aumento de água contaminada.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Graça Adjuto