TV Brasil vence Prêmio Petrobras de Jornalismo

16/10/2013 - 21h51

 

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A reportagem Krajcberg - O Grito da Natureza, exibida no programa Expedições, da TV Brasil, conquistou o Prêmio Petrobras de Jornalismo 2013 na Categoria Nacional de Reportagem Cultural de Televisão. O resultado foi divulgado hoje (16).

Na matéria, Paula Saldanha e Roberto Werneck foram ao sul da Bahia, na região dos manguezais de Nova Viçosa, para contar a história do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg e suas impressionantes esculturas.

Fascinado pela natureza do Brasil, Krajcberg contesta e denuncia a destruição das florestas e a ameaça aos territórios indígenas. Durante a 2ª Guerra Mundial, integrou o Exército da Polônia e participou da tomada de Berlim junto com os soviéticos. Condecorado com a Medalha da Cidade de Paris, voltou à Polônia, mas não tinha mais casa e nem família.

Foi para a Alemanha, onde estudou artes e, em Paris, conheceu os pintores Fernand Legér e Marc Chagall, que sugeriram a migração para o Brasil, estabelecendo-se em São Paulo, em 1948. Krajcberg participa do movimento Naturalismo Integral, que propõe trabalhar com, sobre e na natureza.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil