Fundo Global investe US$ 156 mi para tratamento da aids em Zâmbia

17/10/2013 - 11h57

Da Agência Lusa

Genebra – O Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária vai financiar com US$ 156 milhões a compra de medicamentos antirretrovirais para os doentes que recebem tratamento em Zâmbia, informou hoje (17) a organização.

O financiamento vai ajudar mais de 225.000 pessoas que vão iniciar o tratamento nos próximos três anos. Atualmente, 480.000 zambienses recebem tratamento antirretroviral com o apoio do Fundo Global. O HIV é a principal causa de morte no país.

“O apoio continuado do Fundo Global permite aumentar o número de testes de HIV e o início do tratamento a milhares de outras pessoas”, disse Joseph Kasonde, ministro da Saúde de Zâmbia, citado no comunicado do Fundo Global. O apoio ajudará também a “eliminar a transmissão do HIV entre mãe e filho e a aumentar a cobertura da circuncisão masculina”, adiantou o ministro.

O Fundo Global assinala que “Zâmbia é um dos primeiros países da África Subsaariana a atingir o acesso universal ao tratamento antirretroviral, definido como a cobertura a 80% dos portadores do vírus”. Em junho de 2013, mais de 90% dos adultos que precisavam de tratamento receberam medicamentos antirretrovirais.

“O forte apoio político de Zâmbia e o aumento do nível de financiamento interno ajudaram na intervenção para se alcançar o acesso universal na prevenção, tratamento e apoio”, disse Linden Morrison, diretor do Departamento de África 2 do Fundo Global.

Criado em 2002, o Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária é uma parceria público-privada internacional que visa a conseguir recursos financeiros adicionais aos dos países para combater as três pandemias.