Temporal atinge linhas de transmissão de Furnas e deixa três cidades do Rio sem energia

19/10/2013 - 14h51

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um temporal deixou os municípios de Resende, Porto Real e Itatiaia sem energia elétrica desde as 20h de ontem (18). Equipes das concessionárias Ampla e Light trabalham para normalizar o serviço na região. O problema foi provocado em cinco torres de transmissão de 500 quilovolts (kV) de Furnas, localizadas a 5 quilômetros (km) da cidade de Resende, atingidas por fortes ventos. Quatro torres tombaram com a força do vendaval e uma ficou danificada.

Em Porto Real, casas foram destelhadas e ficaram completamente alagadas, deixando as famílias desabrigadas. Dezenas de vidraças foram quebradas, em consequência da chuva de granizo, que provocou também queda de árvores e de postes de iluminação. O teto do prédio da prefeitura da cidade que estava em obras desabou e destruiu diversos equipamentos e documentos. 

Em nota, Furnas diz que enviou imediatamente ao local uma equipe técnica. "A queda afetou também dois circuitos de 138 (kV) de propriedade da Light. As equipes de emergência de recuperação de linhas estão no local e os trabalhos para a recomposição dos circuitos estão sendo realizados em conjunto com a Ampla e Light, distribuidoras locais".

A concessionária Ampla disse que depende de Furnas restabelecer as linhas de transmissão para normalizar o fornecimento de energia aos clientes. "A Ampla informa que a queda de quatro torres de 500 quilovolts-ampères (kVA) do sistema de transmissão de Furnas não pertencente à distribuidora e provoca a interrupção do fornecimento de energia elétrica dos municípios de Resende, Porto Real e Itatiaia desde as 20h de ontem. A distribuidora ressalta que só poderá normalizar o serviço aos seus clientes, assim que Furnas restabelecer o sistema de transmissão."

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil