Mantega diz que superávit primário do Brasil é um dos maiores do mundo

22/10/2013 - 14h26

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Brasil é um dos países com o maior superávit primário, economia para pagamento de juros da dívida pública, disse hoje (22) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Mesmo em momento de crise, mantivemos um desempenho fiscal satisfatório”, destacou.

Nesta terça-feira, Mantega recebeu o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria, que apresentou um relatório sobre a economia brasileira. No relatório, a OCDE recomenda mais clareza sobre a condução da política fiscal do país.

Em entrevista à imprensa, Mantega acrescentou que nunca houve “manobra fiscal” para fechar as contas públicas. “Foi tudo dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Orçamentária”, disse. Ele acrescentou que, no ano passado, havia dificuldade de fechar as contas e foram vendidos títulos do Fundo Soberano.

Segundo o ministro, algumas operações são difíceis de entender por “não especialistas”. Mas Mantega acrescentou que o governo vai evitar fazer essas operações novamente.

O ministro também argumentou que as despesas do Brasil com a Previdência, com pessoal e com juros estão caindo. “Portanto, podemos dizer que temos um comportamento fiscal inquestionável”, reforçou.

O relatório da OCDE será apresentado com mais detalhes hoje, às 15h30.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil