Dilma: nação civilizada e desenvolvida dá oportunidades iguais a crianças

23/10/2013 - 12h06

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (23), durante inauguração da Creche Vila Clóris, em Belo Horizonte (MG), que dar oportunidades iguais às crianças é a prova de que uma nação é civilizada e desenvolvida. Para que o Brasil siga esse caminho, Dilma reforçou a meta de entregar 6 mil creches até o fim do próximo ano. Segundo Dilma, investimentos em creche são o primeiro “tijolo” para que o país tenha educação de qualidade.

“É aqui que começa aquele menino que vai ser físico nuclear, aquele outro menino que vai ser um grande pesquisador de química, aquela outra menina que vai ser presidenta da República”, disse. Segundo ela, 1.169 pré-escolas de educação infantil foram inauguradas e 3.215 estão em fase de construção.

Dilma voltou a dizer que, para ter educação de qualidade, será preciso investir na melhoria da remuneração e, principalmente, na formação dos professores. Ela também disse que a sociedade precisa reconhecer a importância desses profissionais. A presidenta ressaltou que isso será possível com a receita que virá do petróleo da camada pré-sal e destacou a lei aprovada no Congresso e o leilão do Campo de Libra no modelo de partilha.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o país tem recuperado a defasagem de crianças nas escolas nos últimos 20 anos. “Há 20 anos só 34% das crianças de 6 e 7 anos estavam na escola. Hoje são 94%. Então, o Brasil evoluiu muito em termo do acesso. Nas creches só tínhamos 9% das crianças na escola e hoje estamos chegando a 24%”, destacou, ao afirmar que a meta do governo é chegar, nos próximos dez anos, a 50% das crianças em idade adequada matriculadas nas creches – média de países desenvolvidos.

A presidenta participa agora da formatura de 1.211 alunos do Pronatec. Os estudantes pertencem a 17 diferentes cursos do Senai, do Senac de Minas e do Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foram ofertados na capital e em cidades da região, como Betim, Confins e Sete Lagoas.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil