Mais Médicos: 118 profissionais estrangeiros chegam ao Rio neste fim de semana

26/10/2013 - 20h29

Vitor Abdala*
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um grupo de 12 profissionais com diploma estrangeiro do Programa Mais Médico chegou hoje (26) à capital fluminense. No total, 118 médicos estrangeiros da segunda etapa do programa irão atender nas unidades de saúde de 14 municípios da região metropolitana, a partir do dia 4 de novembro. O restante do grupo, 106 profissionais, chegará amanhã (27). Mais de 100 são cubanos.

O grupo de hoje chegou por volta das 18h30 à Base Aérea do Rio de Janeiro, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles estavam em São Paulo. Os médicos fizeram as três semanas de avaliação, de língua portuguesa e conhecimento da rede pública de saúde, em Brasília.

Entre os médicos, estava a equatoriana Sandra Rodas, 29 anos, que veio trabalhar com o marido, que é brasileiro. Eles cursaram medicina em Cuba. “Todos têm o sonho de trabalhar com quem precisa. No nosso caso, logo após nossa formatura [em julho deste ano], surgiu a oportunidade de trabalhar no Mais Médicos. Já queríamos vir para o Brasil formar uma família e quando descobrimos que tinha vaga no Rio, procuramos uma cidade próxima e por isso vamos trabalhar em Duque de Caxias”, contou.

O Rio de Janeiro e Duque de Caxias são as cidades fluminenses que receberão o maior número de médicos da segunda etapa, 63 e 20 profissionais respectivamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, 2.167 profissionais estrangeiros chegarão aos estados onde irão trabalhar neste fim de semana. A maioria (2 mil) é de cubanos. Os médicos trabalharão em 783 municípios.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi a duas capitais hoje (26) para recepcionar os profissionais. No Aeroporto de Goiânia, 57 médicos receberam as boas-vindas do ministro, que ressaltou a importância do programa para reforçar as equipes de atenção básica no país. “Enquanto houver brasileiros sem médicos, nós vamos trazer médicos do programa. Queremos atender toda a demanda da população. Em Goiás, com esses 57 que estão chegando, já são 150 profissionais do Mais Médicos”, disse.

Da capital goiana, Padilha seguiu para São Paulo, onde se encontrou com 25 profissionais. Ao todo, 176 médicos devem chegar ao estado neste fim de semana. Amanhã (27), o ministro recepcionará os médicos no Recife.

Os profissionais que desembarcaram em Porto Alegre foram recebidos pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. No Rio Grande do Sul, 133 médicos atuarão em 32 municípios. Já em Salvador, chegaram na manhã de hoje 85 cubanos.

O Nordeste é a região que receberá o maior número de profissionais, 928. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120).

Com os novos médicos, a cobertura do programa passará de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros, conforme o ministério. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo, pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios são responsáveis por garantir alimentação e moradia.
 

*Colaborou Paulo Victor Chagas, de Brasília

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil