Natal vai sediar evento mundial sobre seguridade social

31/10/2013 - 15h46

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A capital do Rio Grande do Norte, Natal, foi escolhida hoje (31) para sediar, em 2016, o Fórum Mundial de Seguridade Social, maior evento de debate sobre o tema no mundo. Organizado pela Associação Internacional de Seguridade Social (Aiss), o evento ocorre a cada três anos e reúne mais de 150 países. Será a primeira vez que o Brasil sedia o encontro, que este ano será feito em Doha, capital do Catar, em novembro.

Cidade do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, a capital potiguar garantiu o evento em solenidade de assinatura da carta de intenção, que ocorreu hoje em Brasília. O documento foi assinado pelo próprio ministro; pelo secretário-geral da Aiss, Hans Horst Konkolewsky; pela governadora Rosalba Ciarlini; e pelo prefeito da cidade, Carlos Eduardo Alves.

Na cerimônia, a governadora e o prefeito exaltaram os atrativos turísticos da capital potiguar e as obras que estão sendo executadas para preparar a cidade para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A cerimônia foi acompanhada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, eleito pelo Rio Grande do Norte.

“Creio que desapareceu qualquer suspeição de que Natal foi escolhida porque sou ministro da Previdência”, brincou Garibaldi, ao falar com o secretário-geral da Aiis após a apresentação dos atrativos da cidade. “Natal tem todas as condições de receber bem as 157 delegações que se reunirão no fórum. Não vai faltar esforço [para organizar o evento]. A cidade é bela e vai ficar mais bonita ainda”, acrescentou o ministro.

Já o prefeito Carlos Eduardo Alves atribuiu a escolha da capital ao prestígio do ministro. “Se na Previdência não tivesse um norte-grandense, que já foi prefeito e duas vezes governador, provavelmente o ministro ia levar [o fórum] para outro estado. Garibaldi trabalhou muito para que esse evento ocorresse [em Natal]”, discursou Carlos Eduardo Alves.

De acordo com o Ministério da Previdência, a Aiss é a principal organização internacional das agências e instituições de seguridade social. O Fórum Mundial de Seguridade Social tem como objetivo promover e fomentar a excelência na administração da seguridade social, por meio de consultorias especializadas, do acesso à informação, de plataformas e diretrizes práticas, para promover um sistema de seguridade social dinâmico em todo o mundo.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil