CNJ lança Censo Nacional dos Magistrados

04/11/2013 - 18h02

Da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou hoje (4) o Censo Nacional dos Magistrados. A pesquisa foi criada para definir o perfil dos 17 mil magistrados que atuam em 91 tribunais e três conselhos do Judiciário brasileiro. O formulário ficará disponível no site do CNJ  até o dia 13 de dezembro.

O formulário contém 71 perguntas que devem ser respondidas por ministros, desembargadores, juízes e conselheiros. O tempo estimado para responder aos questionamentos é dez minutos. Magistrados aposentados e juízes militares dos conselhos permanentes e especiais da Justiça Militar da União e dos estados não devem responder às perguntas. Os dados são sigilosos e serão divulgados de forma genérica.

De acordo com o conselheiro do CNJ Paulo Teixeira, o objetivo do levantamento é conhecer o funcionamento do Judiciário brasileiro para elaborar medidas que façam com que os serviços prestados pela Justiça sejam de melhor qualidade. “É importante para CNJ conhecer o perfil para poder fazer um diagnóstico e atacar os pontos que são necessários ser atacados para que a gente tenha um Judiciário cada vez melhor para a população brasileira.”, afirmou o conselheiro.

Os dados sobre os magistrados fazem parte da segunda etapa do Censo Nacional do Poder Judiciário. Na primeira fase, que terminou no dia 21 de outubro, o CNJ fez a pesquisa com os 285 mil servidores de todo o Judiciário. As questões foram respondidas por 173 mil (60%).

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil