Comitê Rio 2016 lança símbolos que serão usados nas Olimpíadas

07/11/2013 - 14h11

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Às vésperas dos mil dias para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, a organização do evento divulgou hoje (7) os pictogramas oficiais da competição. São ícones gráficos que refletem a cultura do país anfitrião dos Jogos. Cada uma das 64 modalidades esportivas, olímpica e paralímpica, tem um símbolo. É a primeira vez que os esportes para pessoas com deficiência física ganham símbolos individuais.

O programa visual anunciado pelo Comitê Organizador dos Jogos de 2016 inclui também imagens, que serão disponibilizadas para os torcedores personalizarem suas redes sociais. Entre os ícones, estão ainda imagens para as modalidades recém-incluídas na competição: golfe e rugby.

Após o lançamento dos pictogramas, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, confirmou que o Parque Aquático Júlio de Lamare será utilizado para competições de polo aquático nas Olimpíadas. O complexo quase foi demolido para criação de um estacionamento no entorno do Estádio do Maracanã. 

Nuzman disse ainda que não há atrasos em obras para a competição e minimizou os recentes tiroteios em Copacabana e na Rocinha, na zona sul, no último fim de semana. “Isso acontece no mundo inteiro. O trabalho das UPPs [Unidades de Polícia Pacificadora] é ótimo e os resultados são conhecidos no mundo inteiro”, declarou.

O presidente do Comitê Paralímpico, Andrew Parsons, destacou os 23 pictogramas inéditos para os atletas com deficiência física. Ele explicou que antes os símbolos para essas modalidades eram os mesmos dos esportes olímpicos. “É mais uma ação que reforça o conceito de tratar igual os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”.
 

Edição: Carolina Pimentel//Matéria atualizada às 15h para acréscimo de informações//Corrigida às 19h10, por dizer, erroneamente, que o programa visual das Olímpiadas foi lançado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COI) e por afirmar que Carlos Arthur Nuzmann é presidente do COI. Foi ainda retirada a informação de que a maratona aquática é uma modalidade recém-incluída na competição, junto com o golfe e o rúgbi. O esporte entrou na lista de modalidades olímpicas nos Jogos de Pequim, em 2008

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil