Rússia pede adiamento de acordo entre Ucrânia e UE

26/11/2013 - 13h07

Da Agência Brasil*

Brasília - A Rússia pediu à Ucrânia para adiar a assinatura do acordo de associação à União Europeia (UE), primeiro passo para uma futura adesão ao bloco, informou hoje (26) o primeiro-ministro ucraniano, Mykola Azarov. Segundo ele, a UE e o Fundo Monetário Internacional (FMI) não deram ao país a ajuda necessária. Por isso, o governo se viu forçado a resolver as diferenças com a Rússia para poder enfrentar a situação econômica.

“Não recebemos o apoio necessário da UE no momento em que era importante. [O bloco] não deu ajuda, apenas declarações. A Rússia sugeriu adiar a assinatura e iniciar negociações”, disse Azarov em entrevista a jornalistas estrangeiros.

Por outro lado, segundo Azarov, o FMI apresentou “condições inaceitáveis” para conceder um empréstimo ao país. "Se não tivéssemos resolvido o nosso conflito com a Rússia, teríamos de enfrentar uma catástrofe econômica", informou.

À pergunta se Moscou prometeu a Kiev contrapartidas comerciais pela não assinatura do acordo, Azarov respondeu que não. De acordo com ele, também não houve nenhum acordo preciso sobre a revisão dos preços do gás russo vendido à Ucrânia.

A Ucrânia anunciou na quinta-feira da semana passada (21) que decidiu suspender a preparação do acordo de associação à UE, cuja assinatura estava prevista para a cúpula europeia, que começou sexta-feira (22) em Vilnius, na Lituânia.

A decisão levou a oposição a pedir a impugnação do presidente, Viktor Ianukovitc. Milhares de pessoas participaram de manifestações a favor de uma aproximação à UE e contra a reaproximação à Rússia.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto