Dubai é escolhida como sede da Expo 2020

27/11/2013 - 21h21

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi escolhida para sediar a Exposição Universal de 2020, a Expo 2020. São Paulo; Izmir, na Turquia; e Ekaterinburg, na Rússia, eram os demais concorrentes que chegaram à fase final da disputa.

A Expo2020 é considerada o terceiro maior evento internacional em número de visitantes e de impacto econômico, ficando apenas atrás da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. A votação para escolha da cidade-sede, coordenada pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE), foi feita em três turnos. A cada turno, a cidade menos votada era eliminada.

Na primeira rodada de votações, São Paulo recebeu 13 votos; Dubai, 77;  Ekaterinburg, 39; e  Izmir, 33. Na segunda rodada, Dubai recebeu 87 votos; Ekaterinburg, 41; e Izmir, 36. No último turno, Dubai recebeu 116 votos; e Ekaterinburg, 47. Representantes de 162 países têm direito a voto.

O tema escolhido por São Paulo foi Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento, que pretendia estimular a criação de projetos de inovação, novas políticas sociais e econômicas.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil