Depois de dez anos, Rio volta a sediar Feira do Empreendedor

28/11/2013 - 19h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e considerada a maior do mundo nesse segmento, começou na tarde de hoje (28), no Centro de Convenções SulAmerica, no centro da capital fluminense. Com a expectativa de receber 30 mil visitantes, o evento bienal oferece a microempreendedores, proprietários de micro ou pequenas empresas e potenciais empresários consultorias, oficinas, palestras e informações sobre como administrar o seu negócio.

De acordo com o diretor do Sebrae no Rio de Janeiro Armando Clemente, o momento pelo qual passa a capital fluminense contribuiu para que a feira voltasse a ser realizada na cidade, após um período de dez anos.

"Resolvemos fazê-la este ano, pela situação de mudança por que a cidade passou. Estamos em um Rio pacificado, onde fervilham oportunidades de negócios para classe C, que é o público-alvo desse evento. O que viemos oferecer a esses microempresários são novas oportunidades de negócio, além de um conjunto de atividades ao logo destes quatro dias que possam contribuir para a gestão de suas empresas”, explicou.

Clemente acrescentou que a Feira do Empreendedor deve continuar a ocorrer na cidade, daqui a dois anos. “Nosso objetivo é prosseguir com a feira no Rio. Inclusive, a partir da próxima quarta-feira (4), já iremos traçar planos para a edição de 2015."

Entre os 100 estandes distribuídos pelos 12 mil metros quadrados, os visitantes podem conhecer espaços conceitos, como uma loja e um hotel, montados com iluminação adequada, disposição correta de peças e itens necessários para o negócio, com o objetivo de atrair os empreendedores.

Cristiene Alves, de 55 anos, empreendedora em potencial residente em Campo Grande, na zona oeste do Rio, conferiu a loja conceito a fim de buscar ideias para o seu futuro negócio. “Vim conhecer a feira de modo geral e fazer alguns treinamentos. Pretendo abrir a minha própria loja, por isso fiz um seminário de vitrines, que me ensinou como deve ser feita a exposição da loja e como montar e organizar o ambiente. Gostei muito”, disse.

Venda de máquinas e equipamentos, consultoria sobre franquias e opções de serviços e comércio também são oportunidades disponíveis nos estandes. Palestras sobre legalização, formação de preços, controle financeiro e marketing também são anunciadas no local. Além disso, uma Central de Resolução de Conflitos foi montada no evento para que empresários passam resolver questões com clientes, fornecedores, funcionários e sócios sem recorrer à Justiça. Os empreendedores também recebem dicas sobre como inserir seu negócio no mundo digital.

Com foco na sustentabilidade, a Feira do Empreendedor faz durante todo o evento a coleta seletiva de materiais recicláveis. A entrada é gratuita, mas para ter acesso ao espaço é preciso fazer inscrição pelo site www.feiradoempreendedor-rj.com.br.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil