China cria centro de monitoramento de tsunamis

29/11/2013 - 10h38

Da Agência Brasil*

Brasília - A China criou um centro de monitoramento de tsunamis com o objetivo de responder a alertas de forma rápida e evitar desastres secundários. A unidade será ligada ao Centro Nacional de Previsão Marinha e Ambiental e irá fortalecer o acompanhamento de terremotos no assoalho marinho e de tsunamis na costa da China e no Mar do Sul.

De acordo com comunicado emitido ontem (28), o novo órgão servirá não só à China, mas também a outros países da região - como as Filipinas, a Indonésia, o Vietnã, a Malásia e Cingapura. O centro fará ainda o planejamento de exercícios de contingência e promoverá campanhas para alertar a população em casos de tsunami.

Nas instalações do centro, haverá um instituto nacional de pesquisa e um laboratório para monitoramento e emissão de alertas.

O Mar do Sul da China é uma área de instabilidade, vulnerável a tsunamis, porque está em um local de convergência de diversas placas tectônicas - Eurasiática, Australiana, das Filipinas e do Pacífico. Quando essas placas, blocos que compõem a camada sólida da Terra, se chocam em terra firme, causam terremotos. Quando se chocam no assoalho marinho, geram tsunamis.

*Com informações da agência de notícias da China, Xinhua

Edição: Graça Adjuto