Unaids lança campanha de prevenção ao HIV durante a Copa do Mundo

05/12/2013 - 14h12

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) lançou hoje (5), em parceria com autoridades brasileiras, a campanha “Proteja o gol”. O objetivo da iniciativa, associada à proximidade da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, é aumentar a consciência sobre o HIV, mobilizar jovens para o uso de preservativo e ampliar o acesso a tratamentos com antirretrovirais.

A campanha foi lançada nesta quinta-feira, em Salvador, com o slogan "De Soweto a Salvador", para fazer um elo histórico e cultural entre o Brasil e a África do Sul, país-sede da última Copa, quando o Unaids também fez campanha. Atualmente, estima-se que mais de 35,3 milhões de pessoas tenham HIV em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 718 mil.

“Cerca de 4,6 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade vivem hoje com o HIV, vários deles não têm acesso ao tratamento, ou sequer conhecem o seu estado sorológico. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para salvar essas vidas”, disse o assessor sênior do diretor executivo do Unaids no Brasil, Djibril Diallo.

De acordo com a organização, a associação entre o vírus e o futebol feita pela campanha tem como meta chegar ao público jovem, grupo vulnerável à contaminação.

“Proteja o gol é uma campanha que vai tocar o público jovem para falar de aids e sexualidade sem tabu e de forma positiva”, explicou a coordenadora do Unaids no Brasil, Georgiana Braga Orillard.

Por meio do Ministério da Saúde, a campanha irá oferecer testes rápidos e aconselhamento em unidades móveis nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Entre as ações previstas também estão a distribuição de cerca de 2 milhões de preservativos no próximo ano, o engajamento de esportistas na campanha e atividades artísticas.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil