Fifa sorteia grupos da Copa do Mundo de 2014

06/12/2013 - 6h05

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A seleção brasileira vai saber hoje (6) à tarde quem serão seus rivais na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) vai sortear os oito grupos da competição. O sorteio começa às 14h (horário de Brasília), na Costa do Sauípe, um resort localizado a 76 quilômetros de Salvador, na Bahia.

O sorteio vai definir os oito grupos da primeira fase do Mundial e indicar os confrontos da fase classificatória da competição. Cada grupo será composto por quatro seleções, que se enfrentam em turno único.

Para o sorteio, as equipes serão divididas em quatro potes, que vão de 1 a 4. O Brasil, como país-sede, e as seleções da Alemanha, Argentina, Bélgica, Colômbia, Espanha, Suíça e do Uruguai, as mais bem colocadas no ranking da Fifa de outubro deste ano, ocupam o pote 1 e são chamadas de cabeças de chave, ou seja, ocuparão a primeira colocação em cada grupo.

O segundo pote será composto pelas seleções da África e da América do Sul: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador. O pote 3 é composto por seleções da Ásia e da América do Norte, América Central e Caribe: Austrália, Irã, Japão, Coreia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos. O pote 4, por sua vez, é formado por nove seleções europeias: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia.

Assim, as equipes do pote 1 (cabeças de chave) vão entrar automaticamente na primeira posição do grupo em que forem sorteadas. Como país-sede, o Brasil ficará na primeira posição do grupo A.

O processo terá início com o sorteio de uma equipe do pote 4, que será imediatamente colocada no pote 2, para que todos os potes somem oito bolas (ou oito seleções). Segue-se, então, o sorteio dos países do pote 1, que vão compor as oito chaves ou grupos da competição, que variam de A a H.

A seleção europeia que vai compor o pote 2 será encaminhada necessariamente para um dos grupos encabeçados por seleções de países sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai. Isso, segundo a Fifa, é para impedir que três seleções europeias sejam colocadas em um mesmo grupo. Depois disso, começará o sorteio das seleções restantes do pote 2, que vão compor os sete grupos que sobraram. Os potes 3 e 4 serão sorteados em seguida.

O sorteio será dirigido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e terá a participação dos jogadores uruguaio Alcides Ghiggia, do inglês Geoff Hurst, do brasileiro Cafu, do italiano Fabio Cannavaro, do argentino Mario Kempes, do espanhol Fernando Hierro, do francês Zinedine Zidane e do alemão Lothar Matthäus.

A abertura da Copa está marcada para o dia 12 de junho, no estádio do Corinthians, conhecido como Itaquerão, em São Paulo, ainda em construção e que teve seu cronograma de entrega adiado devido a um acidente ocorrido no dia 27 de novembro. A queda de um guindaste matou dois operários do canteiro de obras e danificou a cobertura da parte leste do estádio. Ontem (5), o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que o estádio deverá ficar pronto até 15 de abril de 2014 e que a entidade ainda não considerou a possibilidade de que o início do Mundial seja feito em outra arena.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil