Deputados de SP aprovam projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos

12/12/2013 - 20h26

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovaram hoje (12) um projeto de lei que proíbe a utilização de animais em testes para a indústria cosmética. O Projeto de Lei 777, de 2013, de autoria do deputado Feliciano Filho (PEN), não permite o uso de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes e seus componentes em todo o estado. O projeto segue agora para sanção do governador Geraldo Alckmin.

A utilização de animais em experiências e testes de produtos cosméticos foi bastante discutida após a invasão de ativistas ao Instituto Royal, em São Roque (SP), em outubro deste ano. Alegando que o instituto praticava maus-tratos contra cães e outros animais, os ativistas invadiram o local, retirando de lá os animais que eram utilizados nas pesquisas, especialmente cães da raça beagle. Em novembro, o instituto anunciou o fechamento da unidade em São Roque argumentando que a invasão provocou um grande prejuízo às pesquisas.
 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil