Penúltimo dia do velório de Mandela reúne milhares de pessoas

12/12/2013 - 15h01

Danilo Macedo
Enviado especial à África do Sul

Pretória – No penúltimo dia de visitação pública ao caixão com o corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no Union Buildings, a sede do governo, uma multidão esteve no local. Desde o início da manhã até o fim da tarde, milhares de pessoas deram seu último adeus ao ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Ontem, o acesso para o público foi aberto somente à tarde, após uma cerimônia fechada para familiares e personalidades. Hoje, no entanto, o público pode entrar a partir das 8h.

As cenas de hoje foram muito parecidas com as de ontem: céu aberto durante todo o dia, fila quilométrica para o último adeus e chuva no fim do dia. Após o velório, o caixão retornou ao Hospital Militar para passar a noite e, amanhã de manhã retorna ao palácio para o último dia do velório em Pretória.

No sábado, o corpo será transportado de avião para Qunu, cidade onde Mandela nasceu e que já se prepara a recepção. Hoje, crianças que vivem na região deixaram mensagens em um muro de tributos a Tata Madiba, apelido carinhoso do ex-presidente. A representante do Conselho para Crianças, Pemmy Majodina, convidou os meninos e as meninas de Qunu para se juntarem à corrente humana do aeroporto local até a casa de Mandela.

Segundo ela, a expectativa é de que o cortejo reúna 1 milhão de pessoas ao longo do percurso. “Será a primeira e única oportunidade para o povo da região prestar sua homenagem e dizer adeus ao homem que ajudou as crianças em uma das regiões mais pobres do país”, disse Pemmy.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil