Mostra em São Paulo exibe filmes do diretor francês Maurice Pialat

14/12/2013 - 11h17

 

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Até o dia 29 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta uma mostra sobre o diretor francês Maurice Pialat (1925-2003), ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1987, com o filme Sob o Sol de Satã, e um dos principais cineastas da década de 1970. A mostra Cinema de Maurice Pialat é uma grande oportunidade para os cinéfilos conhecerem muitos dos filmes do diretor ainda desconhecidos no Brasil.

A exposição tem curadoria de Fábio Savino e apresentará todos os longas-metragens de Pialat, tais como Loulou (1980), Aos Nossos Amores (1983) e Van Gogh (1991), um de seus filmes mais conhecido e que retrata os últimos 61 dias na vida do pintor holandês.

No evento também serão exibidos seis curtas do diretor: O Mestre Galip, Bizâncio, Pehlivan - Os Lutadores Turcos, Istambul, O Chifre de Ouro e O Estreito de Bósforo, reunidos na sessão chamada curtas-metragens turcos.

Antes de ser cineasta, Pialat trabalhou como pintor e estudou na escola de Artes Decorativas de Paris. No cinema, ele foi grande expoente da pós-Nouvelle Vague francesa. Em seus filmes, os atores ganhavam destaque, com narrativas construídas de forma a valorizar a improvisação do elenco.

Na maioria de suas fitas, Pialat procurou sempre retratar personagens transgressores e deslocados da sociedade francesa. Já sua experiência como pintor pode ser notada na força das imagens que ele projeta na tela de cinema. 

O preço dos ingressos varia entre R$ 2 e R$ 4. Mais informações sobre a mostra podem ser obtidas no endereço:www.bb.com.br/cultura.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil