Pesquisa da CNI aponta queda de 0,5% na confiança do consumidor

18/12/2013 - 15h39

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A confiança do consumidor na economia do país recuou 0,5% este mês, na comparação com novembro, e 3,5% em relação a dezembro do ano passado, registrando um total de 111,2 pontos “e interrompendo de recuperação do índice que vinha ocorrendo nos últimos dois meses".

A queda foi constatada pela Confederação Nacional da Indústria, com base no Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), que teve o resultado da pesquisa realizada em dezembro divulgado hoje (18). De acordo com economistas da CNI, o motivo da queda do índice foi “o comportamento da inflação e do desemprego”.

Os índices de percepção da inflação e do desemprego são dois dos seis componentes do Inec que compõem o estudo. Em dezembro, segundo a pesquisa, eles caíram, respectivamente, 2,4% e 3%, em comparação ao mês anterior, e 2,1% e 6,1% em relação a dezembro de 2012. Os componentes do Inec registram variações negativas quando aumenta o percentual de assinalações pessimistas.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil