Mais de 16 mil capixabas já deixaram suas casas devido às chuvas

19/12/2013 - 12h43

Da Agência Brasil

Brasília – Subiu para 16.303 o número de capixabas que deixaram suas residências devido às fortes chuvas que atingem todo estado do Espírito Santo. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 1.768 pessoas estão desabrigadas, 14.535 desalojadas e 2.767 edificações ficaram danificadas. Duas pessoas morreram, em Colatina e em Nova Venécia.

Segundo o boletim, nove municípios - Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra e São Domingos do Norte – preparam a documentação para decretar situação de anormalidade - situação de emergência ou estado de calamidade pública -, devido às fortes chuvas.

Entre os 33 municípios mais afetados pelas chuvas estão Cariacica, Vitória, Viana, Vila Velha, Conceição do Castelo, Barra de São Francisco, Aracruz, Linhares, São Mateus, Vargem Alta, Vila Velha e Santa Leopoldina. A Secretaria Nacional de Defesa Civil emitiu alerta de inundação e de deslizamento de terra para vários municípios.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apesar da previsão de que o tempo melhore nesta quinta-feira (19) e amanhã, a chuva continua no estado, em menor intensidade, e pode causar transtornos em determinados pontos devido ao grande volume de precipitação observado nos últimos dias.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil emitiu hoje (19) um alerta de risco máximo de alagamento em Santa Leopoldina. Também emitiu alerta de risco muito alto e risco alto de inundação e deslizamento de terra para vários municípios, com o objetivo de prevenir desastres.

A orientação que a Defesa Civil dá a população é que, em caso de emergência, entre em contato com os órgãos para que sejam tomadas as medidas necessárias que minimizem os impactos causados pelas chuvas.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil