Procurador da República pede informações sobre situação em presídios maranhenses

19/12/2013 - 19h15

André Richter
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu hoje (19) à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, informações sobre o sistema carcerário no estado. De acordo com a Procuradoria da República, na semana passada, uma briga entre facções no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, em São Luís, terminou com cinco presos mortos – três deles decapitados. Neste ano, 50 presos morreram no presídio.

Janot pediu que a governadora envie a resposta em três dias. As informações prestadas poderão subsidiar um eventual pedido de intervenção federal no estado devido à situação dos presídios. Uma comissão de integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fez hoje uma inspeção nos presídios do estado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, em outubro, Roseana Sarney disse que regularizaria a situação dos presídios do Maranhão e comprometeu-se a construir 11 cadeias, em seis meses.

Naquele mês, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União encaminharam representação ao procurador pedindo  intervenção federal na administração penitenciária do Maranhão. A iniciativa foi tomada após uma rebelião,no dia 9 de outubro,  no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil