Centenas de tailandeses vão às ruas contra o governo

20/12/2013 - 6h34

Da Agência Brasil*

Bangcoc – Centenas de pessoas fizeram manifestações hoje (20) em Bangcoc, capital tailandesa, para pedir a demissão do governo e o adiamento das eleições de 2 de fevereiro. Um grande protesto foi convocado para o fim de semana.

Grupos antigovernamentais retomaram nesta semana os protestos contra a primeira-ministra Yingluck Shinawatra que, depois de dissolver na semana passada o Parlamento, recusou-se a renunciar ao cargo até a formação de um novo Executivo.

O líder da oposição, Suthep Thaugsuban, liderou pelo segundo dia a manifestação, feita no centro de Bangcoc.

A polícia tailandesa reforçou a segurança em 27 embaixadas. Ontem, em frente à missão diplomática norte-americana na capital,  manifestantes exigiram de Washington a retirada do apoio às eleições de fevereiro.

A oposição quer a formação de um “conselho popular” não eleito, que reforme o sistema político antes de haver eleições. O objetivo é acabar com a corrupção e erradicar o que considera tratar-se de um “regime de Thaksin”.

Thaksin Shinawatra, irmão de Yingluck, governou a Tailândia entre 2001 e 2006, quando foi deposto por um golpe militar e, desde 2008, vive exilado em Dubai, de onde a oposição tailandesa alega que continua a governar o país em benefício dos seus interesses.

*Com informaçõesa da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto