Europa vai enviar tropas para a República Centro-Africana

20/12/2013 - 13h15

Da Agência Brasil*

Brasília - A União Europeia (UE) vai decidir em janeiro de 2014 sobre o envio de uma missão conjunta para a República Centro-Africana, segundo o texto das conclusões do Conselho Europeu aprovado hoje (20) pelos líderes reunidos em Bruxelas, na Bélgica. A decisão, que caberá aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28 países do bloco, terá como base uma proposta da Alta Representante para Relações Exteriores e Política de Segurança da UE, Catherine Ashton.

Segundo adiantou o presidente francês, François Hollande, a missão conjunta poderá ser de caráter civil, pois, a missão francesa que já atua no país tem necessidade de apoio especialmente em segurança aeroportuária e sanitária. De acordo com ele, assim que aprovada, será enviada ao país o mais rapidamente possível.

A atuação da França no país é resultado da aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) que prevê a intervenção de missão internacional por um período inicial de 12 meses. A intervenção francesa na República Centro-Africana foi elogiada pelo presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Desde março, a República Centro-Africana passa por uma crise causada pela substituição do então presidente François Bozizé pelo líder da coligação rebelde de maioria muçulmana, Seleka, Michael Djotodia. Os conflitos se intensificaram nas últimas semanas. Estima-se que a violência no país já tenha causado mais de 480 deslocamentos.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante